Enel SP tem mais de 1 mil ocorrências com interrupção de energia elétrica por dia
11/12/2025
(Foto: Reprodução) Diretor da Enel fala sobre a falta de energia na Grande São Paulo
Neste ano, a Enel SP registrou por dia mais de mil ocorrências de falta de energia na cidade de São Paulo e mais 23 municípios da região metropolitana. De janeiro a outubro de 2025, foram 328.091— uma média de 1.079 por dia. O dado é da Agência Reguladora de Energia Elétrica (Aneel).
Mesmo que os dados divulgados pela Aneel sejam referentes apenas aos dez primeiros meses do ano, essa já é a maior quantidade de ocorrências para um ano inteiro desde o início da gestão da concessionária, ou seja, desde 2019 — exceto em 2024, que teve mais de 357 mil ocorrências de falta de luz. (Veja quadro mais abaixo.)
Só na quarta-feira (10), ventos fortes deixaram mais de 2 milhões de imóveis sem luz. A quinta-feira (11) amanheceu com mais de 1,5 milhão ainda nesta situação. Na Lapa, Zona Oeste, as rajadas de vento chegaram a mais de 98 km/h, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
Também houve mais de 230 quedas de árvores no município de São Paulo, segundo a prefeitura. Algumas delas caíram sobre postes de energia, rompendo fios e deixando regiões sem eletricidade. A Enel mobilizou seus agentes para auxiliar a administração pública no atendimento nesses locais.
Aumento de ocorrências
Árvore caída na Rua Eça de Queiroz, na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo, na manhã do dia 11 de dezembro de 2025
Caio Portari/TV Globo
No ano passado, houve um aumento de 25% no número de interrupções de fornecimento de energia elétrica pela Enel SP em comparação com 2023.
Em 2025, no entanto, o tempo médio de espera dos clientes para o reestabelecimento de energia foi reduzido. Em média, são cerca de 7 horas de espera — uma queda em relação a 2024, quando os clientes esperavam, em média, mais de 10 horas para terem luz novamente.
Entre 2025 e 2027, a Enel SP prevê um investimento de R$ 10,4 bilhões. Entre janeiro e setembro deste ano, foram investidos R$ 1,9 bilhão de acordo com o Plano de Investimentos divulgado pela empresa — cerca de apenas 18% do total previsto entre 2025 e 2027.
O que diz a Enel
Casos de interrupção de energia elétrica pela Enel
Reprodução
A GloboNews procurou a Enel SP para comentar o assunto e aguarda seu posicionamento desde quarta.
Nesta quinta, o Marcelo Puertas, diretor regional da Enel SP, falou ao Bom Dia SP que 2,2 milhões de clientes da empresa ficaram sem energia, por volta das 18h de quarta. Mas que esse número caiu para 1,5 milhão nesta quinta após trabalho da empresa para restabelecer o fornecimento.
"A gente trabalhou toda a madrugada e conseguiu restabelecer 35% desses clientes", disse Puertas.
Retomada do fornecimento de energia elétrica em horas
Reprodução