Falta de ônibus, problema no ar-condicionado, superlotação: repórter viaja na linha 112 e mostra sufoco de passageiros
11/12/2025
(Foto: Reprodução) Repórter embarca em ônibus da linha 112 e mostra dificuldades dos passageiros
Passageiros que utilizam linhas de ônibus que circulam no Rio reclamam de atrasos, falta de veículos, problemas no ar-condicionado e outros transtornos. Na manhã desta quinta-feira (11), o repórter Lucas Madureira embarcou na linha 112 e registrou as dificuldades de quem tenta chegar ao trabalho.
Logo no início do dia, longas filas já se formavam no Terminal Gentileza, na Zona Portuária, onde usuários aguardavam ônibus rumo à Zona Sul.
“Todo dia é essa luta. A gente espera, demoram os ônibus, tem alguns quebrados e, às vezes, nem tem ônibus”, disse uma passageira, que afirmou que espera mais de meia hora para embarcar.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Passageiros da linha 112 enfrentam longas filas no Terminal Gentileza
Reprodução/ TV Globo
Acompanhando o trajeto, é possível observar o desconforto dos passageiros dentro do ônibus, sofrendo com as altas temperaturas e a lotação. Em alguns casos, o ar-condicionado não funciona e as janelas não abrem. O resultado é uma aglomeração de pessoas que sofrem com o suor e o desconforto.
Os passageiros destacam que enfrentam os mesmos problemas em todos os horários.
“Todo dia é a mesma coisa. De manhã e de noite, na hora de ir embora. Com esse calor a gente até passa mal”, disse uma passageira, que viajava em pé.
Na Rua Jardim Botânico, alguns passageiros começam a descer. Mas os ônibus andam tão cheios que os passageiros próximos às portas precisam sair do veículo para que alguns passageiros desembarquem.
“A gente chega às 5h no Gentileza e só sai esta hora. Chegamos todos os dias atrasados no trabalho. É todo dia isso. É uma guerra para conseguir pegar esse ônibus”, disse uma mulher que depende da linha 112 para ir trabalhar.
Lotação em ônibus da linha 112
Reprodução/ TV Globo
O Consórcio Intersul disse que está avaliando a situação para ver se há a necessidade de aumentar o número de veículos.
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) disse que, quando são identificados os problemas denunciados pelos usuários, a empresa é autuada.
Jorge, que trabalha na área de segurança do Jardim Botânico, sai de Queimados, na Baixada Fluminense, às 5h e chega ao trabalho por volta de 7h30. Ele afirma que a necessidade de melhorias na linha é visível.
“Isso é uma questão de emergência, de urgência. É só pegar o ônibus e ver”, afirmou Jorge na chegada ao trabalho.
Passageiros enfrentam ônibus lotados na linha 112
Reprodução/ TV Globo