Família denuncia que mulher que estava internada e foi devolvida à UPA após fazer exame em hospital morreu à espera de regulação
16/07/2025
(Foto: Reprodução) Mulher morre em UPA de Salvador
Familiares denunciam que uma mulher de 38 anos morreu, na manhã desta quarta-feira (16), após esperar por regulação para um hospital de Salvador e não resistir a complicações de hepatite e insuficiência respiratória.
Segundo informações dos familiares, Tarciana Isabel dos Santos deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Hélio Machado, em Itapuã, há 16 dias e há cerca de três dias foi regulada para o Hospital Geral Roberto Santos (HGE) para passar por uma endoscopia. No entanto, após realizar o exame, ela voltou para a unidade de saúde onde estava internada.
De acordo com relato de Vânia, cunhada de Tarciana, o estado de saúde dela era grave e, mesmo assim, ela voltou para a unidade de saúde, que, segundo ela, não tinha estrutura suficiente e profissionais especializados para acompanhar o caso de Tarciana.
A mulher relatou, em entrevista à TV Bahia, que uma nova regulação de Tarciana para um hospital de referência só foi autorizada na manhã desta quarta-feira, mas ela não chegou a ser transferida e morreu após uma parada cardiorrespiratória. Ela deixa esposa e uma filha de 19 anos.
"A ambulância estava aqui pronta para realizar a regulação, mas ela não aguentou. A UPA fez o que foi possível e eu não estou aqui acusando ela, mas sim o Hospital Roberto Santos, que mandou ela de volta para cá", afirmou Vânia, cunhada de Tarciana, em entrevista à TV Bahia.
A produção da TV Bahia entrou em contato com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que informou que vai investigar as circunstâncias do ocorrido.
LEIA TAMBÉM:
Procon-BA autua hospital em Salvador por demora de mais de três horas para atendimento médico
Bebê de 2 meses tem pé amputado após complicações em hospital na Bahia; família alega negligência
Pastora morre após implorar por atendimento em unidade de saúde de Salvador; família denuncia negligência médica
Familiar denuncia que mulher internada e devolvida à UPA após fazer exame em hospital morreu à espera de regulação
Reprodução/TV Bahia
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻