Projeto oferece R$ 500 por mês para jovens em vulnerabilidade no Amazonas; saiba como participar
23/10/2025
(Foto: Reprodução) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), situado na Avenida Sete de Setembro, Zona Sul de Manaus
Luis Henrique Oliveira/G1 AM
Jovens de 15 a 24 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social podem se inscrever para participar do projeto PRONASCI Juventude Amazonas, que vai oferecer bolsa mensal de R$ 500 e atividades de formação cidadã, cultural e profissional.
Ao todo, são 500 vagas distribuídas entre os campi do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) em Manaus (Zona Leste), Iranduba, Manacapuru e Tabatinga. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 13 de novembro, pelo formulário online ou presencialmente nos locais indicados no edital.
O projeto é uma parceria entre o IFAM e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização (FAEPI) e faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do governo federal. A ideia é criar oportunidades para jovens que enfrentam dificuldades sociais, incentivando a permanência nos estudos e o desenvolvimento pessoal.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
🔍Durante o programa, os participantes vão ter oficinas, cursos de curta duração, rodas de conversa e atividades comunitárias, com encontros presenciais três vezes por semana. Quem for assíduo nas atividades pode receber o auxílio por até 12 meses.
A seleção será feita por entrevistas presenciais, que acontecem entre 17 de novembro e 2 de dezembro. Jovens em situação de pobreza, gravidez na adolescência, deficiência, pertencimento a comunidades indígenas, quilombolas ou LGBTQIA+ terão prioridade.
O resultado final sai em 22 de dezembro, e as atividades começam em 12 de janeiro de 2026.
LEIA TAMBÉM:
Ministério da Justiça lança ação no Amazonas para combater violência entre jovens
Governo lança programa nacional de segurança e promete ênfase no combate à violência de gênero
Programa social combate uso de drogas e bebidas por adolescentes no Amapá