Veja quais são os bairros mais violentos no Espírito Santo
23/10/2025
(Foto: Reprodução) Santa Cruz, em Linhares, lidera ranking de bairro mais violento do ES
Santa Cruz (Linhares), Bairro das Laranjeiras (Serra), Balneário de Carapebus (Serra), Jardim Botânico (Cariacica) e Aviso (Linhares) foram os bairros do Espírito Santo com mais registros de mortes violentas em 2025. Os dados são do Observatório da Segurança Pública, que apontam que as localidades foram as que mais registraram crimes violentos letais intencionais de janeiro a setembro deste ano.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Os dados correspondem aos casos registrados de janeiro até o dia 29 de setembro deste ano, incluindo ocorrências de homicídio doloso, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.
Veja onde ficam os bairros (toque ou clique para interagir com o mapa):
Mapa dos bairros com mais mortes violentas no ES (Jan/Jun 2025)
Santa Cruz (Linhares ): 11 casos
Bairro das Laranjeiras (Serra): 7 casos
Balneário de Carapebus (Serra), Jardim Botânico (Cariacica) , Aviso (Linhares): 6 casos
Cobi de Baixo (Vila Velha), Glória (Vila Velha) e São Torquato (Vila Velha) e Ulisses Guimarães (Vila Velha) e Castelo Branco (Cariacica): 5 casos
Em Santa Cruz, bairro de Linhares que lidera o ranking em todo Espírito Santo, o número de crimes registrados representa 27,5% das mortes violentas em todo o município. Dos 40 casos registrados na cidade, 11 foram no bairro.
Santa Cruz, em Linhares, é o bairro com mais homicídios no Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
De acordo com o chefe da 16ª Delegacia Regional de Linhares, delegado Fabrício Lucindo, parte dos crimes registrados no bairro Santa Cruz acontecem dentro dos residenciais Jocafe I e II que estão localizados na mesma região, o que segundo o delegado podem influenciar no crescimento dos números.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: carreta com pedra de ganito tomba e motorista fica ferido na BR-101
TRAMA GOLPISTA: Major do ES é condenado pelo STF a 17 anos de prisão por tentativa de golpe
INCÊNDIO: Fogo destrói trailer de lanches e causa prejuízo de mais de R$ 40 mil a família
“Todas as ocorrências que acontecem no Jocafe I e II estão incluídas no bairro Santa Cruz. O que nós estamos tentando fazer é separar esses dois bairros para que a estatística criminal possa ser definida de uma forma mais correta”, explicou o delegado Fabrício Lucindo, chefe da 16ª Delegacia Regional de Linhares, em entrevista à TV Gazeta.
Quatro em cada 10 mortes são no fim de semana
Dados do observatório também mostram que , no Espírito Santo, quatro em cada 10 mortes violentas registradas acontecem no fim de semana. Ao todo, 39,70% dos casos de homicídio doloso, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte registrados em 2025 foram no sábado e domingo.
O dia da semana com mais casos é o domingo (20,93%), seguido do sábado (18,77%), sexta (13,95%), segunda (12,62%), quarta (12,29%), quinta (10,96%) e terça (10,47%).
"A concentração dos homicídios nos finais de semana se explica em parte pelo aumento no consumo de álcool e substâncias ilícitas, em parte simplesmente porque autor e vítima se encontram em locais de lazer", disse Henrique Herkenhoff, professor do mestrado e doutorado em segurança pública da Universidade Vila Velha - UVV/ES.
O painel também mostra que a maior parte dos casos ocorreu no período da noite (31,56%). As vítimas são do sexo masculino (90,20%) e o meio mais utilizado é arma de fogo (66,78%).
“É importante destacar esse aspecto de que o perfil das vítimas é mais ou menos o mesmo do perfil dos autores, e isso tem muito a ver, inclusive, com o envolvimento com o tráfico. Então boa parte desses homicídios é uma disputa, derivam de disputas entre traficantes”, ressaltou Herkenhoff.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo